Como a gamificação na educação ajuda no aprendizado

Seus filhos são do tipo que passam o dia inteiro no celular ou jogando no computador? Pois saiba que é possível utilizar as brincadeiras como uma maneira de otimizar o aprendizado deles por meio da gamificação na educação infantil.

Neste texto, explicaremos o que é essa técnica, quais os seus benefícios para as crianças e como ela pode ser aplicada nas organizações. Além disso, falaremos, de maneira mais específica, da relação entre as brincadeiras e o aprendizado do inglês. 

Nova call to action

O que é gamificação na educação?

Você sabe o que é gamificação na educação? Basicamente, essa é uma estratégia na qual são aplicados elementos de jogos que estão fora desse ambiente, como nas escolas ou, até mesmo, no nosso trabalho.

A palavra “gamificação” começou a ser utilizada a partir do ano de 2010, porém essa técnica já era utilizada há muito tempo, principalmente nas instituições de ensino focadas na educação infantil.

Você se lembra de ganhar uma estrelinha sempre que terminava uma atividade ou se comportava na sala? Esse é um exemplo antigo e clássico de gamificação que já era aplicado em muitas escolas.

Atualmente, essa técnica foi aprimorada, sendo utilizadas diferentes características encontradas nos jogos digitais, como desafios, avatares personalizados, feedbacks instantâneos e recompensas, como as estrelinhas.

Quais os seus benefícios?

Investir na gamificação da educação é algo que pode auxiliar bastante a criança ao estudar inglês ou outras matérias, trazendo diversos benefícios para elas, como permitir que aprendam de maneira muito mais efetiva.

Permite a realização de aulas dinâmicas

Umas das principais vantagens dessa estratégia de ensino é permitir que as aulas sejam mais dinâmicas. Assim, o estudante não tem o papel apenas de ouvir mas também de participar de maneira mais ativa no ensinamento da matéria.

Promove a participação e interação social dos alunos na aula

Além da interação com o conteúdo, a criança também interage com os seus colegas, fazendo com que eles fiquem mais próximos e aprendam a dividir, ter independência e outras habilidades importantes para o convívio social

Desenvolve a autonomia, criatividade e colaboração

É necessário que, no ambiente escolar, a criança aprenda muito mais do que as matérias passadas em classe; é preciso que também desenvolva diferentes habilidades, como criatividade, autonomia, trabalho em equipe etc.

Como ela é implementada na educação infantil?

Até agora, você entendeu o que é a gamificação e quais benefícios essa estratégia pode oferecer, mas como essa prática deve ser aplicada nas instituições de ensino? Veja, a seguir, os principais passos:

As estratégias são alinhadas com os ideais da instituição

O primeiro passo é avaliar como a gamificação pode ser implementada na empresa de maneira a respeitar os ideais da instituição. É importante que as brincadeiras, apesar de divertidas, estejam orientadas para o aprendizado do estudante.

É criado um plano de ação

Depois, é necessário criar um plano de ação para que o processo de gamificação seja realmente implementado. Isso pode ser feito de diversas maneiras, mas as organizações precisam elaborar um projeto que seja mensurável e que conte com a participação de todos os educadores. 

São testadas diferentes técnicas

Vários modelos de prática pedagógica podem ser utilizados na gamificação da educação para auxiliar as crianças no seu processo de aprendizagem: avatares, storytelling, enigmas e missões são algumas das brincadeiras que podem ser testadas.

Como ela pode ajudar no ensino do inglês?

É possível utilizar essa prática no ensino de várias matérias e assuntos, inclusive no curso de inglês! A seguir, separamos alguns tópicos que explicam como o inglês gamification pode auxiliar os nossos little students:

Repetição de conteúdo

Uma das maneiras mais eficientes de aprender inglês é por meio da repetição, algo que já é feito em muitas escolas de idiomas. Porém, a gamificação permite que esse processo pedagógico se torne mais divertido para a criança.

Medição de desempenho

Com essa técnica, também é possível que a instituição consiga saber o nível de desempenho de cada sala ou estudante. Assim, é possível verificar quem está tendo maior dificuldade e investir de maneira a dar atenção aos alunos que precisam.

Aumento da motivação

Nem todas as crianças e jovens entendem qual a importância de estudar inglês atualmente, principalmente para o mercado de trabalho. Por isso, é interessante oferecer motivações extras para que elas se esforcem em aprender, seja uma estrelinha em um mural, um presente ou outras recompensas. 

Promove o diálogo

O diálogo é muito importante para saber inglês, afinal, os alunos precisam aprender a falar a língua, bem como entender o que outras pessoas estão falando naquele idioma.

Mistura aprendizado e lazer

O melhor jeito de aprender é quando lidamos com o assunto como se fosse uma diversão e não uma obrigação. O uso da gamificação deixa esse processo mais leve para as crianças, fazendo com que elas aprendam outro idioma naturalmente.

O emprego de tecnologias pode ajudar no processo de gamificação?

A tecnologia não só pode como deve ser utilizada no processo de gamificação, pois é uma maneira eficiente de deixar as aulas mais interativas e dinâmicas, além de ser um mecanismo para fazer com que o aluno continue seu aprendizado em casa.

 A Digiworld  é uma plataforma exclusiva da Red Balloon que pode ser utilizada tanto em sala de aula quanto em casa. Os estudantes de cada estágio do curso realizam atividades desenvolvidas especialmente para o nível delas, envolvendo jogos e vídeos.

Além disso, os alunos podem personalizar o jogo customizando os seus avatares e casas dentro do game. Veja outras funcionalidades oferecidas aos estudantes:

  • Acesso ao Sitcom dos estágios (K1 - T2);
  • Músicas exclusivas Red Balloon em divertidas animações (K1 - J);
  • Matérias do Jornal Joca em inglês (J1 - T6);
  • Exercícios, jogos e simulados para prática de exames de Cambridge

(T3, T4 e T5);

  • Vídeos e áudios de provedores internacionais

(Homer/Speakaboos, Mary Glasgow, Learn Hot English).

Dessa forma, ao entender melhor o que é gamificação na educação, quais os seus benefícios para as crianças e como ela é implementada nas organizações, você passa a entender compreender como o seu filho está aprendendo um novo idioma e, até mesmo, pode utilizar essa técnica para complementar os estudos em casa.

E por falar em complementar os estudos, leia este outro post em nosso blog, no qual damos algumas dicas de como dominar a gramática inglesa. Confira!

Quero saber mais!

Frame 2

Group 33 (1)

Com base nos diferenciais da Red Balloon, vamos falar sobre cada um deles e mostrar como podemos proporcionar um melhor aprendizado. Mostrar os serviços, falar do ambiente, plataforma e como a Red Balloon se destacas diantes das principais concorrência.

Receba a nossa newsletter!

MAIS POSTSArrow Vector (1)

Logo RB 1