A importância da música no aprendizado de uma segunda língua

Quando um estudante entende a importância de estudar inglês e decide aprender uma segunda língua, questionamentos a respeito de como exercitar os ensinamentos surgem com a decisão. Diante disso, a importância da música no aprendizado quase sempre é ressaltada por professores e fluentes da língua como forma de trazer a devida atenção a essa poderosa ferramenta, em se tratando da prática e da fixação do conhecimento.

No entanto, o estudante ou mesmo seus pais e familiares pode se perguntar: “Certo, mas por que a música é tão importante assim? Será que, realmente, vale a pena tentar esse caminho?” E é justamente para responder a essa dúvida que este post foi escrito.

Se você se sente nessa posição de dúvidas em relação à importância da música no estudo do inglês ou de qualquer outra língua, então, continue a leitura conosco e descubra como tudo isso faz sentido!

Ebook Aprendendo a língua inglesa: um guia com respostas para as dúvidas mais frequentes

A música como ação didático-pedagógica

É sabido que o tradicionalismo no ensino da língua inglesa, por meio da reprodução de conteúdos programáticos, com ênfase nas regras gramaticais, faz com que os resultados obtidos pelos alunos sejam aquém do esperado, limitando-se a padrões medianos.

Isso se dá pela sensação enfadonha gerada pela prática de exercícios de repetição, que pouco geram interesse nos alunos, desmotivando, assim, tanto aqueles que aprendem quanto os que ensinam.

Por conta disso, a música como ação didático-pedagógica acaba sendo objeto de estudo para diversos pesquisadores que visam a incorporar elementos lúdicos de ensino aos métodos tradicionais, de forma que se possa obter resultados satisfatórios em relação ao ensino e à satisfação dos estudantes de aprenderem uma segunda língua.

Segundo Campbell (2000, p.132), que foi citada no artigo “O ensino de língua inglesa através da música”, de Lucy Lanna Freitas da Guia e Neidimar Lopes Matias de Paula, “devido à forte conexão entre a música e as emoções, a música em sala de aula pode ajudar a criar um ambiente emocional positivo que desencadeia a aprendizagem”. 

E o resultado pôde ser observado dentro da mesma pesquisa, em que foi possível constatar que, “de fato, a música possui as vantagens defendidas pelos teóricos, [...] visto que as atividades realizadas no decorrer do semestre evidenciaram grande influência das músicas em Inglês no processo ensino-aprendizagem das habilidades comunicativas da Língua Inglesa entre os pesquisados”.

Além disso, de acordo com Krashen (1985), que foi citado no trabalho de Teresa Aleixa Almeida Santos, “o caráter lúdico das canções, por ter uma carga afetiva, promove uma empatia junto das crianças, motivando-as, levando-as a interagir em grupo e a aprender num ambiente menos formal e mais descontraído e sem filtro afetivo. Num ambiente de sala de aula desinibido, os alunos desenvolvem com confiança e as competências no domínio da oralidade ao nível da pronúncia e da entoação, desenvolvendo, simultaneamente, a produção oral e a interação entre grupos.

Por conseguinte, a utilização da música, no contexto de sala de aula, contribui eficazmente para a consolidação dos aspectos fonológicos da língua, no que concerne à articulação de sons, pronúncia, ritmo e entoação, para além de permitir a aprendizagem da melodia e do texto.”

Dessa forma, é válido ressaltar que o esforço de escolas e professores em tentar inserir esse tipo de abordagem lúdica como forma de fazer com que o aluno aprenda brincando mostra-se pertinente dentro de uma metodologia de ensino, quando inserida com responsabilidade dentro de um planejamento de estudos adequado.

O papel da música na educação infantil

Entendida a importância que a música pode ter não só dentro da sala de aula mas também na vida do estudante que busca aprender inglês e/ou uma forma de adquirir conhecimento fora dela, é lógico afirmar que os benefícios se acumulam desde pequeninos, ou seja, quanto antes o aluno tiver contato com essa ferramenta de aprendizado, melhor será para ele.

Em outro post do nosso blog, trouxemos algumas informações relacionadas a esse tema, ressaltando que, nessa fase, “os pequenos estão descobrindo como a sociedade se desempenha e aprendendo a lidar com os seus sentimentos, com o próprio corpo e, especialmente, com os outros à sua volta”. 

Com isso, a música na educação infantil mostra-se um instrumento eficaz não só para a autoexpressão como na interação com a sociedade.

O fato de que a música está relacionada a momentos de relaxamento e bem-estar provoca a sensação de leveza e fluidez no processo de aprendizagem, tornando-o mais prazeroso e convidativo às crianças.

Se a musicalização na educação infantil é realmente um tópico do seu interesse, você pode conferir mais sobre o assunto neste mesmo post, clicando aqui. Você vai poder entender, de forma mais aprofundada, os 5 benefícios da musicalização na educação infantil.

Apesar disso, vamos citar aqui alguns deles, para que você já possa ter uma noção ainda maior. São eles:

  1. Melhora da sensibilidade;
  2. Aumento da criatividade;
  3. Fortalecimento da memorização;
  4. Impulsionamento do raciocínio lógico;
  5. Contribuição para a alfabetização.

Além desses benefícios, deixamos aqui, também, uma sugestão de post que traz “as 8 melhores músicas fáceis para aprender inglês”.

Como tirar o máximo proveito da música para o aprendizado?

Bom, diante de tudo que foi exposto no texto, é provável que tenha ficado claro para você a importância que atividades lúdicas têm no processo de ensino e alfabetização da língua inglesa, desde a mais tenra idade.

No entanto, sabemos que tentar implementar essas ferramentas no dia a dia por conta própria pode ser realmente difícil, e os resultados podem frustrar algumas expectativas criadas.

Por conta disso, como forma de tirar o máximo proveito não só da música mas também do aprendizado lúdico como um todo, recomendamos e incentivamos a experiência de uma escola de inglês especializada.

Sabemos que a busca pelo curso mais adequado pode ser desgastante, por conta disso, preparamos um post que pode ajudar você a escolher a instituição que faz mais sentido para você e sua família.

E se você já tem em mente os valores e atributos que busca em uma escola para fazer a sua escolha, deixamos também como sugestão este post que trata das metodologias de ensino da Red Balloon, a melhor escola de inglês do Brasil para crianças e adolescentes.

Para saber mais sobre essas metodologias, clique no botão abaixo!

Quero saber mais!

Frame 2

Group 33 (1)

Com base nos diferenciais da Red Balloon, vamos falar sobre cada um deles e mostrar como podemos proporcionar um melhor aprendizado. Mostrar os serviços, falar do ambiente, plataforma e como a Red Balloon se destacas diantes das principais concorrência.

Receba a nossa newsletter!

MAIS POSTSArrow Vector (1)

Logo RB 1